Só Instrumentos
Ateliês

Abílio Sobral

Só Instrumentos

Rua Caxambú

Casa Amarela, Recife

Músico e artesão, Abílio Sobral de Lima nasceu em 1965. 61 anos de acordes e entalhes. Do bairro de Casa Amarela, onde o Recife se mostra e se amostra, Abílio desenvolve há trinta anos sua produção artesanal, aperfeiçoando e dando manutenção em diversos instrumentos das manifestações culturais populares e tradicionais. Faz isso no ateliê Só Instrumentos. É formado em Percussão Popular e Musicografia pelo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, agora oficialmente conhecido como Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. Lá aprofundou seus conhecimentos técnicos-musicais e, certamente, fez a própria escola mais profunda, dada sua maturidade e sua entrega a este ofício. Integrou o Maracatu Leão Coroado, um dos mais antigos em atividade no estado de Pernambuco. No Maracatu, Abílio tocou e ampliou sua experiência nos fazeres, na afinação e nos cuidados com os instrumentos de percussão. Com o Leão Coroado se apresentou em diversas cidades brasileiras e foi à Europa, em turnê. Desde 1980 mantém ateliê próprio – o Só Instrumentos, referência na produção de instrumentos percussivos. Reconhecimento que se estende de Recife, viaja pelo Brasil e tem muitas paragens no exterior. O trabalho de Seu Abílio destaca-se pela variedade do que é produzido e pela alta qualidade sonora dos instrumentos; estes amplamente utilizados por grupos culturais, terreiros, musicistas, coletivos artísticos, agremiações, orquestras, bandas, musicoterapeutas etc. Os objetos produzidos por Abílio acolhem diversos etc. Junto ao mestre Maureliano Ribeiro, foi dos primeiros a confeccionar instrumentos para comercialização, disseminando saberes, amplificando entalhes e acordes. De Casa Amarela até muitas casas. Ministrou oficinas de confecção, contribuindo para a formação de novos artesãos e artesãs. Tradição é transmissão, saber é saber fazer o saber permanecer. Em colaboração com outros mestres e mestras, Abílio Sobral fortalece redes de troca e, assim, germinam continuidades para as técnicas tradicionais de produção instrumental. Sua loja sofreu incêndio em 2022. Todos seus instrumentos no local foram destruídos, também o estoque, matérias-primas, ferramentas, maquinário e documentos. Mas Abílio está se reestruturando aos poucos no espaço de sua própria casa e em dois outros espaços parceiros: a Oficina São Marcos, no bairro de Água Fria; e no ateliê de Boni, no Alto José do Pinho. Abílio também comercializa instrumentos de outros artesãos em seu ateliê, a exemplo de Chico Nunes, Mestre Maureliano e Cabral Elástico. A Só Instrumentos e seu genitor não pararam de se mostrar e se amostrar, apesar do poder destruidor do fogo. Mestre Abílio entrou nas orquestras de frevo da Pitombeira e Paranambuká, como pandeirista. Porque, como nos lembra o professor Luiz Simas, "não se faz festa porque a vida é mole, mas pela razão inversa".

Só Instrumentos - foto principal

Conheça o ateliê

Conheça os instrumentos